quinta-feira, 3 de setembro de 2009

irrita-me #6: e depois o gelo fica preso ao copo

Mas sabe bem aquelas vezes em que o meu pedido é realizado, e trazem-me a bica cheia e o copo com três ou quatro pedras de gelo. É bom, é refrescante e é barato, não há nada melhor.

Ponho o açúcar na bica, mexo vigorosamente, e com muita cautela insiro a bica no copo com gelo, tentando não desperdiçar nem uma única gota.

Espero uns segundos, o café esfria, o gelo derrete. E começo a beber aos niquinhos, porque apesar do café diluir-se não deixa de ser pouco. E sabe muita bem, como sempre!

E por vezes, quando demoro muito tempo a beber, o gelo derrete na totalidade. Mas eu prefiro quando isso não acontece, quando ainda há umas pequenas pedrinhas de gelo na base do copo. E aí levanto o copo e espero que o gelo desça em direcção à minha boca, para que eu o possa trincar. Trincar gelo é o último ritual do consumo do café com gelo, e se calhar é o que eu gosto mais. Ainda mais refrescante e ainda mais barato! E tal como o acto de beber o café também tem de ser feito com muita calma, porque é bom até ao ponto que a nossa língua começa a ficar dormente, e começa a ser uma tortura em vez de um prazer... Porque não sabemos se havemos de cuspir o gelo e acabar com a "dor" (desperdiçando assim gelo) ou continuar a chupar até que o gelo derreta um pouco mais e que a "dor" diminua.

Mas eu até gosto dessa "dor", porque aí calor não temos de certeza. O que me irrita é quando nós levantamos o copo para que o gelo desça, e ele não desce. Esperamos, esperamos, e ele não desce. E aí parece que a frustação toma conta de nós.

Damos uma pancadinha no copo e não desce, o gelo limita-se a andar à roda no fundo do copo, sem descer. Começamos a amaldiçoar a capacidade de coesão da água devido à pontes de hidrogénio, se é essa a razão do gelo nãoe descolar do fundo do copo.

Damos mais umas pancadinhas e o gelo goza connosco, rodando lá no fundo. Começamos a ter uma enorme sede e a dizer uma torrente de asneiras, como nunca dissemos.

O problema é que as pancadinhas não podem se muito grandes, temos que praticamente dar festinhas. Porque dar grandes açoites no copo enquanto ele está na nossa boca pode causar sérios danos nos lábios, gengivas ou dentes, devido ao impacto do copo na nossa boca...
E essas pancadinhas só ser feitas na nossa boca, porque se for fora da boca, apesar de termos de termos a liberdade de dar pancadas com a intensidade que quisermos, corremos o risco do gelo se descolar do fundo e acabar por cair na mesa. E nós queremos que ele caia na nossa boca.

Portanto é esperar que as pancadinhas/festinhas resultem e o gelo finalmente caia do copo para a nossa boca de modo a nos refrescarmos, ou resignamo-nos e esperamos que o gelo derreta, para que nos limitemos a beber água fria. Mas água fria não é gelo, e nós queremos gelo! Mas gelo não pode ser.

E no fim choramos que nem uma madalena por esta retumbante e humilhante derrota.