quinta-feira, 3 de setembro de 2009

irrita-me # 5: não há gelo?

Vou admitir agora em público que a minha bebida preferida é o café com gelo.

Refiro-me ao literal café com gelo:



E não a esta bodega que comercializaram este verão:



É que sabe muita mal!!! Quem é que teve a ideia de juntar hortelã `mistela? Acho que para um "ice coffee" deveria bastar café gelado...

Mas não é isso que me chateia.

Acho que não passa um dia das minhas férias do Verão que eu não vá a um café e peça um café cheio (quanto mais, melhor!) e um copo com gelo, para de seguida inserir o café no dito cujo copo e esperar que a sua temperatura baixe. E devo dizer que faço tal pedido que um caditinho de "nariz empinado" (agora já não tanto!), digamos, porque até é interessante ver a cara de estranheza de alguns empregados quando eu peço essas duas coisas totalmente opostas, e imaginam o que eu vou fazer com elas - geralmente correspondendo à realidade, mas que para eles não deixa de ser invlugar e impossível de ser bom. Mas como eu sei que é muita bom, eu peço! E o senhor empregado que se rejubile por lhe ter introduzido na mente uma bebida refrescante, talvez a melhor que alguma vez lhe pediram!

Bem, há esses empregados, e depois há aqueles que me dizem: "Gelo? Não temos."
Não têm??? Como é que é possível um café não ter gelo no Verão? Entendo que café com gelo não seja muito normal pedirem, mas uma coca-cola com gelo, apesar de não ser um pedido tão brilhante, é muito vulgar! E o que é que eles fazem com esses pedidos? Limitam-se a dar uma Coca-cola morna? É que não é como o café que também se pode beber quente...
E nem é preciso falar de satisfazer pedidos. E quando o gelo passa a ser uma necessidade? Por exemplo, alguém cai no degrau da entrada do café e bate com o joelho no chão e com a testa na quina da mesa mais próxima à porta. Esse indivíduo está a ganir de dor, que só pode ser suprimida com um bom saco de gelo. "Desculpe, gelo não temos, mas sempre pode passar a testa e o joelho pela água da torneira, que até está fresquinha..." Resultado? A dor não passa, e torna-se mais difícil esquecer para a vítima. Resultado? Processo contra o café e o maldito degrau!

Portanto eu não percebo como é que um café não entra em falência quando não tem gelo, porque deve ser 73% dos pedidos que não são satisfeitos. E se não é por essa razão é porque chovem processos para cima do café resultantes da falta de gelo. Mais fácil seria a ASAE tornar obrigatório a presença de pelo menos dois quilogramas de gelo na máquina refrigeradora do café, e assim podia fazer o meu pedido.

Porque não tendo gelo, tenho duas opções: peço o café quente ou outra coisa qualquer. Mas o café quente é pró Inverno, não se adequa ao Verão! Mas eu preciso da minha cafeína refrescante... E aí acabo por pedir uma coca-cola (nada de coca-cola zero, eu quero a cafeína) ou um gelado de café, e saio derrotado e extremamente irritado com a falta de bom senso do estabelecimento, ou talvez com a preguiça do gerente em comprar sacos para fazer gelo ou cuvetes.