quarta-feira, 19 de agosto de 2009

irrita-me #3: gelados



Vamos lá admitir. Todos nós gostamos de gelados no Verão. Mesmo os alérgicos à lactose podem comer um Calipozinho de vez em quando.

Mas também cada um tem o seu gosto, um equilíbrio entre as nossas papilas gustativas e a nossa carteira. E é sempre bom descobrir o gelado que mais se adequa a ambos. E na altura que nos dirigimos a um café ou esplanada estamos a fazer cálculos mentais para descobrir qual deles é que vamos adquirir. E quando descobrimos qual é sabe tão bem! Por vezes melhor que o gelado...

Chegamos ao pé da arca prontos para dizer aquelas palavras: "Queria um (marca) de (sabor), se faz favor!" E é aí que o mundo cai aos nossos pés. Pode acontecer uma de duas coisas:
- esse gelado esté marcado no cartaz com uma grande cruz ou uma pintinha, dizendo claramente que já está esgotado;
- a empregada que nos serve traz-nos pessoalmente essa notícia, declarando o odiável "já não temos" (e depois dizendo tooooodos os gelados que não tem) ou começa a vasculhar a arca e depois faz essa descoberta que nos é transmitida a nós;

Sinceramente, qual das formas é que é pior? É que parece que a cruz ou a pintinha estão lá para gozar connosco, dizendo que foi uma escolha errada, mas ouvindo do empregado também é muito mauzinho, porque pensamos que daí a 5 segundos temos o gelado na mão e afinal não há!

Que chatice...
Depois temos de escolher outro! Ou mais caro ou que nós não gostamos tanto... E essa segunda escolha pode ser muito tortuosa, porque estamos sempre a pensar que se a gerência tivesse tido a maçada de encomendar mais um galdo ou dois do que queremos já o tínhamos na mão... E por vezes é muito longa essa escolha, porque não estávamos nada à espera de ser confrontados com esse problema... Pior para aqueles que estão atrás de nós à espera de um gelado que efectivamente existe! E ainda pior é quando o empregado não tem a decência de dizer os gelados que não têm, e assim vamos nomeando gelados e ele vai dizendo que não tem. Cheguei uma vez a ter de nomear 5 gelados por causa disso, o que irritaria qualquer um.

Mas pronto, acabamos por pedir outro gelado que nós NÃO queríamos tanto, mas epá, aquela gana de gelado não desaparece... Só não pode é ser daquele pretendido, tem que ser outro! E assim é, afastamo-nos da arca completamente desolados com um gelado na mão, o segundo recurso, o plano B. Abrimos o invólucro, com cautela para não pôr a descoberto todo o gelado de modo a reduzir as probabilidades de ele cair, e começamos a saborear e a degluti-lo, fantasiando o sabor a nata, morango a chocolate que poderíamos estar a saborear.

Bom apetite!